Programa de Iniciação Científica da UNILINS 2012

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNILINS


O Programa de Iniciação Científica da UNILINS, é organizado pelo Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica - NUPE, dpto. que é vinculado à PRÓ-REITORIA DE PESQUISA. É dividido em 3 categorias:

 


 

PIC - Programa de Iniciação Científica

A UNILINS desenvolve seu programa de Iniciação Científica (PIC) deste 1996.
O PIC se inicia através da publicação anual de regulamento e edital para recebimento de projetos de pesquisa propostos por alunos, sob a orientação de professores titulados (mestres e doutores).

Para a inscrição, o aluno deve levar em conta as seguintes condicionalidades:

1)     Rendimento escolar satisfatório, ou seja, ter no máximo duas dependências.

2)     Matricula regular no curso entre o segundo e o penúltimo semestre.

O desenvolvimento das pesquisas aprovadas é acompanhado por meio de relatórios (parciais e total), elaborados pelo orientando e orientador, a partir da estrutura disponibilizada na pagina do NuPe.

A pesquisa finalizada será apresentada na forma de artigo, avaliado por um comitê cientifico composto por professores da instituição, que não possuem projetos inscritos no ano em questão. Após a avaliação deste comitê, o artigo será publicado na revista “Estudos & Pesquisas” (ISSN – 1415-6709).

 


 

PIIC - Programa de Incentivo a Iniciação Científica

Este programa foi desenvolvido para atender aos anseios de alunos que não se enquadram nos critérios exigidos pelo PIC, de iniciar uma pesquisa básica em moldes parecidos ao do PIC. O PIIC aceita submissões de projetos em qualquer período do ano. O resultado da pesquisa realizada como PIIC, também é apresentada na forma de artigo, porém o mesmo não é passível de publicação na Revista Estudos & Pesquisas.   

 


 

PIC Jr - Programa de Iniciação Científica em nível de Ensino Médio

O Programa de Iniciação Científica Jr. é um programa institucional de formação complementar dos discentes da Escola ETL de Lins, unidade de ensino mantida pela Fundação Paulista de Tecnologia e Educação. O objetivo é propiciar aos alunos do Ensino Médio, sua iniciação e participação em atividades de caráter científico.

O Programa de Iniciação Científica Jr. tem início, a cada ano, na publicação de Edital pela Pró-Reitoria de Pesquisa, onde serão definidos as datas, prazos, exigências e critérios para inscrição dos projetos de Iniciação Científica Jr.